Você sabe a diferença entre moderno e contemporâneo?

Quando falamos de decoração, sempre lembramos de muitos estilos, principalmente aquele que está em alta no momento atual. Muitas vezes há uma confusão entre eles, simplesmente porquê as pessoas não sabem ao certo quais são os traços característicos de cada uma. As diferenças parecem pequenas, mas sempre é possível identificar os traços predominantes para  classificá-las. 

Se você ama arquitetura, design e decoração como nós, depois desse texto simples, estará pronto para distinguir uma decoração Moderna de uma Contemporânea.


O estilo Moderno.

O estilo de decoração Moderno está totalmente ligado ao movimento modernista que ocorreu no séc. XX nas áreas da literatura, arquitetura, design e artes plásticas. Esse movimento tinha como ideologia a abandono do que era tido como tradicional para uma forma de expressão nova que retirava os ornamentos, que apenas tinham funções meramente decorativas.
O abandono das formas elaboradas e rebuscadas abriu espaço para o minimalismo, todas as coisas que passaram a ser desenvolvidas, eram apenas para desempenhar puramente as suas funções, sendo que neste movimento artístico que surgiu as famosas frases "a forma segue a função" e "menos é mais". A presença de linhas simples, cores chapadas, e as formas geométricas sempre a brincar com a nossa imaginação de forma inesperada, são garantidas neste estilo. Outro fator relevante, foi a utilização de materiais como o metal, concreto e o vidro, todos em seu aspecto mais natural e cru possível.



O estilo Moderno gosta de utilizar cores forte e contrastantes com pouquíssimos elementos simples e básicos, a finalidade desta estratégia artística era chamar a atenção e impactar a visão do telespectador que estava acostumado naquele tempo, com decorações mais sofisticadas, intimistas e cheia de aparatos.



Ao contrário do estilo moderno, o contemporâneo permite receber elementos, cores e texturas mais pop e vintage, mantendo o equilíbrio e simplicidade.

O estilo Contemporâneo.

Este é o movimento vividos nos dias de hoje na arquitetura e no design, utilizando tendências e técnicas arquitetônicas da atualidade, sendo a continuação do movimento modernista. Também é conhecido como a movimento pós-moderno e é uma das mais recentes manifestações.


É um estilo que combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia. A decoração contemporânea não apresenta muitos elementos, porém remete muito a tecnologia dos tempos atuais. Geralmente, inclui mobiliário imponente, combinando materiais como: madeira, pedras (mármore e outras), metal prateado, aço, cimento e vidro. Superfícies completamente lisas e espelhadas compõe fortemente os ambientes deste estilo. Os tapetes vêm para amenizar essa estrutura visual forte da mobília.


A decoração, no estilo contemporâneo, é composta por poucos objetos (o que facilita a limpeza), imponentes e peculiares com bom gosto e qualidade.
A automação de ambientes tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, a criação de “cenas” luminotécnicas presente nos projetos de decoração.



Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre os dois estilos!
Qual dos dois você prefere?
Se você gostou dessa informação nos conte nos comentários.
Compartilhe este texto com seus amigos!

Visite nosso site Decoarte e veja nossa linha de móveis incríveis!


Um abraço e até mais!

Imagens: Pinterest

Comentários