Mitos populares sobre decoração de espaços pequenos.


A onda do momento é otimizar pequenos espaços. Com construções cada vez mais os menores, é preciso se adaptar na hora de fazer a decoração. Muito se engana quem acredita que existem muitas restrições para este tipo de ambiente. No texto de hoje nós vamos mostrar algumas das principais regras que são impostas para estes ambientes, mas que na verdade não passam de crenças. Veja só os mitos mais comuns na hora de decorar ambientes pequenos:

Cores escuras e ambientes pequenos não combinam

Já ouvimos falar que cores escuras contribuem para que o local pequeno fique escurecido e consequentemente ainda menor. E este é mais um mito! Se você se identifica com tons escuros para os móveis ou até mesmo para as paredes da sua casa, não tem problema nenhum utilizá-los, porém tome cuidado para manter o equilíbrio dos tons no ambiente. Abuse dos contrastes com cores claras e espelhos.


Espaços pequenos sempre estão desorganizados

Muitas pessoas acreditam que lugares menores são terríveis para organizar e que estão sempre com aspecto de bagunçados. Mais um super mito! Tudo se resolve com uma boa disposição dos móveis e uma decoração mais clean. Essas escolhas fazem com que você consiga organizar tudo com mais facilidade.


Decorar ambientes pequenos com móveis planejados

Sem dúvidas você já deve ter lido ou ouvido que para apartamentos pequenos é preciso ter os móveis planejados para caber todas as suas coisas. Então, a boa notícia é que isso não passa de um grande mito! Os móveis planejados possuem um valor mais elevado comparado com os modelos individuais. Muitas vezes é um preço além do que o proprietário dispõe para investir na decoração do ambiente. Existem muitas formas de compor uma área confortável com peças compradas prontas. Além disso, em caso de mudança, fica mais difícil encaixar os móveis em outro espaço, pois foram feitos sob medida e na maioria das vezes não há possibilidade de reaproveitar no novo ambiente. Principalmente se tratando de espaços alugados, investir em móveis fáceis de ser retirados e transportados são mais fáceis de serem vendidos e mudados para outros lugares.



Móveis grandes não se adaptam em espaços pequenos

Outra afirmação falsa! Não precisa abrir mão de determinados móveis por falta de espaço. Aquele rack enorme  que você adora,  pode sim compor o ambiente, você apenas deve dosar a área que ele vai ocupar com móveis menores. A dica é prestar a atenção para não bloquear a divisórias, priorize por áreas livres dentro do cômodo que você deseja trabalhar para não comprometer a circulação.

Tenha somente o necessário

E agora por último, mas não menos importante! Muitos falam que quando mudamos para lugares menores é necessário se livrar de todas as coisas que gosta e ficar somente com o necessário, pois elas não vão caber no ambiente. A única coisa que você precisa é verificar se o seu apartamento, casa ou escritório vai ter espaço e metragem para o armazenamento dos itens sem que tudo fique aglomerado.

Dica extra

Nossa dica é: você pode colocar suas ideias em prática, independente do tamanho do local que pretende decorar. Entretanto, no caso de ambientes que oferecem uma metragem menor, é preciso mais planejamento. Antes de comprar os móveis, verifique sempre a metragem do mesmo e respeite os espaços de circulação dentro do local.
Viu só como decorar espaços pequenos pode ser simples e ficar do jeito que você quis, sem restrições? Se você gostou das dicas nos conte nos comentários.

Comentários