Decoração serve para quê?

Uma casa somente se torna um lar quando o espaço construído é habitado e personalizado pelos seus ocupantes. O processo de domínio territorial é natural e se dá pela forma com que o indivíduo compõe o seu espaço privado, pelas cores, móveis e objetos que escolhe para criar o espaço que o rodeia.


A vontade de dominar o espaço ao seu redor é algo intrínseco ao ser humano, que desde sempre teve que se proteger das intempéries do clima, ataques de animais e outras tribos. Transformar o ambiente de modo que ele se torne mais prático, seguro e mais simples de se viver foi sempre uma necessidade básica.


Com o passar do tempo, a decoração estava totalmente ligada ao status, riqueza e poder das famílias. Esta era uma forma de tornar o dinheiro acumulado aparente e demonstrar o poder para comunidade.
Hoje em dia, a decoração traz conforto físico e psíquico aos seres humanos, possibilitando que usufruam do espaço de forma mais integral. O desempenho do espaço é outro quando ele possui um projeto de interiores adequado aos moradores. Delimita de forma original os domínios territoriais,  trazendo consigo um alto grau de pertencimento ao espaço.


Os valores estéticos propiciados pela decoração certamente melhoram em muito o nosso cotidiano: uma mesa de café da manhã bem arrumada em um espaço bem planejado, por exemplo, certamente nos conduz a um dia melhor. 

Hoje sabe-se que o bom aproveitamento dos ambientes é essencial para ampliar o bem-estar e a produtividade das pessoas. Um bom projeto de interiores não pensa somente na parte estética do espaço, mas proporciona que cada ambiente seja aproveitado ao máximo, aliando design, conforto e praticidade.


Tenha cuidado nas suas escolhas.



Ter cuidado na escolha dos móveis que vão compor a decoração de um ambiente é fundamental. Um móvel que seja desconfortável, como um sofá ou uma cadeira, pode causar dores e sensação de cansaço. E precisamos lembrar que vamos ter que nos relacionar com esses móveis todos os dias. Por isso, devemos considerar o tamanho e peso das pessoas que vão usar aquele móvel no momento da escolha.



Um ambiente mal planejado pode interferir diretamente em nosso cotidiano. Por exemplo, quando colocamos uma grande quantidade de móveis, sem pensar na harmonia do cômodo, a casa pode transmitir a sensação de bagunça, o que gera um estresse. E mais: ambientes muito cheios de móveis e acessórios podem favorecer pequenos acidentes, como tropeçar ou colidir com algum dos itens da decoração.

Por isso, não se esqueça de combinar as orientações técnicas de um profissional com o seu estilo e personalidade.

Se você gostou dessa informação nos conte nos comentários.
Compartilhe este texto com seus amigos!

Visite nosso site Decoarte e veja nossa linha de móveis incríveis!

Um abraço e até mais!

Imagens: Pinterest



Comentários