Decoração no estilo Industrial em 5 dicas infalíveis!

Foi em Nova York, na década de 1950, que os galpões e fábricas deram espaço aos lofts. Pela praticidade e economia, esses espaços foram adaptados e viraram moradias para estudantes e trabalhadores recém-chegados na cidade. Ao longo do tempo, o que era uma forma simples e barata de morar, virou tendência mundial na arquitetura.

Tubulações expostas, tijolo aparente e cimento queimado, estes elementos estruturais de uma construção, nos dias de hoje são propositalmente expostos e fazem parte de uma decoração no estilo industrial.
Este é um estilo despretensioso, jovem e com arquitetura mais despojada composta apenas pelo essencial, e quando aplicada junto ao cenário natural, se torna acolhedora.



Algo interessante de se notar na decoração industrial é que a aparência inacabada e imperfeita dos revestimentos do piso, teto e chão são contrastados com o design arrojado e moderno dos móveis e eletros. Ou seja, na decoração industrial há sempre espaço para mesclar o rústico e bruto com o sofisticado e elegante.

Trouxemos algumas dicas de como incorporá-lo no seu ambiente com facilidade e personalidade legítima:

1. Preserve a estrutura do imóvel

Vigas à mostra, tubulações aparentes, paredes ou superfícies sem acabamentos… tudo o que for legítimo do local ganha prestígio nesse estilo. Você também irá agradecer ao pensar que qualquer probleminha elétrico ou hidráulico será resolvido com maior facilidade e não precisará de desmanches e rebocos.

2. Prefira ambientes amplos

Ambientes integrados, pé direito alto e janelas grandes são características que ajudam a dar amplitude ao local. Mas se você já adquiriu o imóvel e não dispõe de margem para modificações, não se preocupe! É possível tornar um espaço de estilo industrial observando o mobiliário e a decoração em si. Há alternativas para isso, como tintas que imitam a textura do cimento, por exemplo.

3. Use diferentes materiais

Paredes de tijolo à mostra, madeira, concreto e metal são responsáveis por grande parte do charme do ambiente. Podem ser misturadas tanto na estrutura do imóvel em si quanto no mobiliário. Na hora de pensar na mobília, prefira as de aço, madeira maciça ou ferro. Os móveis antigos também são uma boa pedida para esse tipo de decoração. Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox. Eles podem vir tanto no estilo vintage, quanto com um design mais moderno.

4. Combine tons neutros

Os tons de cinza, terrosos e preto são constantes. Também podem ser combinados com uma paleta mais clara, ainda neutra. Mas isso não significa que não podemos usar cor no ambiente. Pontos de cor vibrantes são interessantes para criar um contraponto e usar uma decoração cool.

5. Capriche na iluminação

A iluminação indireta vinda de luminárias suspensas ou de chão também precisa estar presente na decoração industrial. Outra dica é apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando lustres e outros tipos de suporte.

Aproveite nossas dicas e inspirações e dê aquela renovada na sua decoração.
Acesse nossa loja Decoarte e veja as novidades que temos por lá.

Um grande abraço e até semana que vem!




Comentários